Fazenda Guadalupe Sobre Grãos Gado Galeria Contato

Cafés Especiais

A produção de cafés especiais requer muito cuidado e dedicação, pois se tratam de cafés de alto nível que não podem ser produzidos de qualquer forma.


Tudo começa na escolha do cultivar, levando em consideração fatores como a região, terroir, altitude e clima. A planta do café necessita de 17 nutrientes para seu desenvolvimento forte e saudável, por isso é preciso uma atenção reforçada com essa parte de nutrição da planta.

A colheita também é um processo importante para este tipo de produção. Não se pode colher tantos frutos verdes, pois estes podem atrapalhar nos processos posteriores, e o cuidado na hora do manejo garante que não serão causados danos para a próxima safra.

A fase mais importante é a pós-colheita, onde é feita a escolha do processo ideal para cada lote. Os processos mais usados são o natural, onde após chegar da lavoura o café apenas passa pelo secado e é seco com a casca, e o Cereja descascado, onde além de passar pelo lavador, o café também passa pelo processo de retirada de casca, deixando somente a semente. A escolha do processo começa no mapemaneto de talhão, antes do inicio da colheita, sendo possível testar os processos em pequenas quantidades de café e identificar o melhor para cada lote.

No processo de secagem é preciso muita atenção em diversos detalhes como: organização e limpeza, deve evitar a mistura de lotes, a contaminação com elementos que não seja café, além da secagem desuniforme.

Por fim, o descanso do café se feito em um ambiente escuro e sem umidade, garante que a semente entre em equilibrio e que o lete se iguale por inteiro.












×