Além do feijão, nós também fazemos o cultivo do milho, um dos cereais mais consumido no mundo e que se adapta bem ao solo, além de possuir uma grande variedade comercial.
Sua produção depende de alguns passos como:
Preparação do solo
O solo deve ser rico em matéria orgânica, plano e com bastante iluminação solar.
A escolha da variedade para o cultivo
As principais variedades cultivadas e consumidas no Brasil se tratam do milho comum (verde) e o milho para pipoca (híbrido). Os mesmo não devem ser expostos a substancias químicas e ao sol antes do plantio.
Espaçamento
Planejar o espaçamento é importante para que as raízes não se cruzem e também para evitar que os nutrientes da terra não se esgotem. O espaçamento normalmente varia entre 80cm e 90cm. A profundidade é definida conforme o solo.
Semeadura
Fzer a germinação dos grãos garante uma melhor qualidade do milho, além de diminuir a probabilidade da planta morrer no plantio.
Irrigação
Nos primeiros meses a irrigação deve ser feita no mínimo 3 vezes por semana, a partir dos 40cm de comprimento da planta, a rega passa a ser semanal. É necessário observar o solo, pois este quando echarcado pode prejudicar a planta.
Cuidados
Como as raízes são superficiais e frágeis, a cultura do milho está sujeita a várias doenças, sendo assim, é importante o monitoramento constante da plantação.
Momento da Colheita
A colheita deve ser feita entre 4 e 6 meses após o plantio. Normalmntes as espigas amadurecem 50 dias após a floração, para a certificação, observa-se os cabelos das espigas, estas devem estar amarronzadas e com textura seca.